“Machadão” é exonerado de secretaria após ser exposto tentando aplicar golpe na Havan, em Manaus
Amazonas – O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Figueiredo, Cláudio José Ernesto Machado, conhecido como “Engenheiro Machadão”, foi exonerado nesta segunda-feira (14). A decisão foi confirmada pela Secretaria Municipal de Comunicação e será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
A exoneração ocorre após a divulgação de um vídeo gravado em uma loja da rede Havan, em Manaus, no qual o então secretário aparece supostamente trocando embalagens de produtos. A gravação faz parte do quadro “Amostradinhos do Mês”, publicado mensalmente nas redes sociais da empresa, que reúne imagens de ocorrências de furtos registradas por câmeras de segurança em suas unidades no país.
De acordo com a publicação feita pela empresa no domingo (13), Cláudio Machado teria retirado um produto no valor de R$ 749,90 e o colocado em uma embalagem de outro item com preço de R$ 129,90. A ação foi interpretada pela loja como tentativa de pagar menos pelo produto. A Havan registrou boletim de ocorrência sobre o caso, que foi investigado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
A PC-AM informou que o caso foi registrado no 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e que o inquérito policial já foi concluído e encaminhado à Justiça. A empresa afirma que sempre que não é possível abordar os envolvidos no momento da ação, os casos são formalizados por meio de boletins e investigados pelas autoridades competentes.
Após a repercussão do vídeo, Cláudio Machado divulgou uma nota em que nega qualquer conduta desonesta. “Em nenhum momento houve, da minha parte, qualquer intenção de agir de forma desonesta ou causar prejuízo a quem quer que seja”, declarou. Ele também afirmou estar à disposição para prestar esclarecimentos e resolver a situação de forma transparente.
A Prefeitura de Presidente Figueiredo não informou quem assumirá interinamente a pasta de Infraestrutura após a exoneração.