Amapá |
Manaus

Histórico: UEA lança aplicativo ‘Selva’ para monitorar poluição do ar e queimadas

Compartilhe

Amazonas – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou nesta terça-feira (26) o aplicativo “Selva”, um sistema de monitoramento em tempo real que mede queimadas e a qualidade do ar, fornecendo dados cruciais para gestores públicos e cidadãos preocupados com o meio ambiente.

O aplicativo “Selva” já está disponível para download em dispositivos Android, através da Play Store, e oferece uma gama abrangente de funcionalidades de monitoramento ambiental. Além de acompanhar queimadas e a qualidade do ar, a plataforma também fornece informações em tempo real sobre chuvas e descargas elétricas.

Uma das principais características do “Selva” é seu monitoramento preciso das queimadas, uma preocupação constante na região amazônica. Ele fornece informações detalhadas sobre a localização e a intensidade das queimadas, permitindo respostas mais eficazes das autoridades e contribuindo para a proteção da saúde da população.

O aplicativo também monitora a qualidade do ar, oferecendo aos cidadãos informações vitais sobre a poluição atmosférica em suas áreas. Utilizando um sistema de cores intuitivo, o “Selva” indica os níveis de qualidade do ar, tornando as informações acessíveis a todos. Além disso, o sistema é apoiado por sensores de baixo custo.

Os cidadãos podem se cadastrar no aplicativo, selecionar seu município e começar a receber notificações sobre a qualidade do ar em sua região. Esta iniciativa foi desenvolvida pela UEA, por meio do Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAIR), com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e da Fundação Cuomo.

O “Selva” é mais um passo importante em direção ao monitoramento e proteção do meio ambiente na Amazônia, capacitando tanto gestores públicos quanto cidadãos com informações valiosas para preservar nossa região.

Siga-nos no Google News Portal CM7