Brasília Amapá |
Manaus

Governo do Amazonas anuncia Campo do São José 3 como novo núcleo do Pelci

Compartilhe

 Amazonas – Seguindo o compromisso de promover o esporte no estado, o Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira (16/11), no Campo do São José 3, localizado na zona leste de Manaus, como o mais novo núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). O anúncio do programa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), contou com a presença dos novos atletas e moradores do bairro.

“Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos efetuando a expansão do Pelci, um programa de inclusão que se estende por todo o estado, não se limitando à capital. Nosso compromisso inclui garantir a proteção das crianças e jovens contra qualquer tipo de assédio no âmbito esportivo, que é uma questão séria e inaceitável, promovendo ambientes seguros e respeitosos para nossos atletas”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

O novo núcleo, que beneficia mais de 200 crianças e jovens com idades entre 8 e 17 anos, oferece aulas gratuitas de futebol de campo. Para garantir o trabalho do Pelci no local, foram entregues equipamentos esportivos essenciais, incluindo bolas, cones, kits de apitos, redes de gol, coletes, chapéus chineses, escadas de agilidade, cartões e uniformes de padronização para os atletas.

O Programa Pelci, que já impactou mais de 10 mil crianças e jovens, atualmente conta agora com 61 núcleos, sendo 6 no interior do Amazonas, nas cidades de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa. Yara Batista, mãe do jovem Ítalo Batista, destaca a importância da prática esportiva na vida de seu filho.

“Ele fica mais disciplinado, melhora o rendimento escolar e aqui ele tem professores para acompanhar, os alunos ganharam uniformes. Não é uma melhoria apenas para o meu filho, a chegada do Pelci é uma melhoria para todo o bairro e só temos a ganhar”, falou Yara Batista.

Para Alex Sandro Melo, professor do núcleo do Campo do São José 3, a chegada do Pelci ao bairro vai melhorar a estrutura oferecida aos jovens da comunidade. ”Nós tínhamos um projeto aqui, mas com uma estrutura defasada. Agora com o Pelci vamos ter melhorias, tanto para professores quanto para atletas. É a realização de um sonho, porque aqui é um celeiro de atletas que tenho certeza darão muitos frutos”, finalizou Alex.

Combate ao assédio

Na ocasião, foi anunciada também a Campanha Contra o Assédio Sexual no Esporte. Iniciativa que visa conscientizar atletas, treinadores, funcionários e o público em geral sobre a gravidade do assédio sexual no esporte, promovendo um ambiente seguro e respeitoso.

Fotos: Julcemar Alves/Sedel


Siga-nos no Google News Portal CM7