Brasília Amapá |
Manaus

Governador Wilson Lima anuncia reforma da Casa Familiar Rural da Vila Amazônia, em Parintins

Compartilhe

Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), fará a reforma da Casa Familiar Rural da Vila Amazônia, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). A reforma foi anunciada pelo governador Wilson Lima, na quarta-feira (15), durante visita à localidade.

A sede da Vila Amazônia fica a 30 minutos de barco da sede do município. Tem mais de 9 mil habitantes, cujas atividades agrícolas abastecem o Programa Vem Pra Feira, mantido pela prefeitura de Parintins com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS, além de atender também outras 46 comunidades da região.

Construída em 2010, a Casa Familiar Rural da Vila Amazônia foi utilizada como local de treinamento de produtores rurais. Atualmente é utilizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Parintins para educação infantil.

Após a reforma anunciada pelo governo do Estado, o prédio será novamente destinado à realização de cursos de capacitação para os produtores rurais e outros setores da comunidade, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

No prédio a ser reformado será instalado um laboratório de informática e uma biblioteca, além de outras melhorias em toda a estrutura. A administração ficará a cargo do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire (Fopinecaf), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Parintins.

Vila Amazônia

Formada por aproximadamente 60 glebas, áreas de assentamentos rurais promovidos pelo Incra e que ocupam mais de 300 mil hectares, a Vila Amazônia é habitada secularmente por inúmeras famílias de trabalhadores (pescadores, agricultores e extratores). A região já foi uma colônia japonesa a partir da década de 30 até a década de 40. Nas duas décadas seguintes, suas terras foram adquiridas pelo empresário J.G. Araújo, e tornou-se grande potencial na produção de juta, atividades agropecuárias e extrativistas, até ser alvo das ações do Governo Federal, por meio do Incra, a partir da década de 80.

Hoje, a sede da Vila Amazônia é o ponto de partida de uma rodovia que dá acesso de Parintins ao estado do Pará, chegando até a localidade de Serra da Valéria, no limite do Amazonas e entrando no estado vizinho a partir da cidade de Juruti.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7