Brasília Amapá |
Manaus

Garantido e Caprichoso firmam acordo histórico para reciclar isopores e promovem Festival Sustentável 2023 em Parintins

Compartilhe
Garantido e Caprichoso firmam acordo histórico para reciclar isopores e promovem Festival Sustentável 2023 em Parintins

Amazonas – Em uma iniciativa inédita, o vice-presidente do boi Caprichoso, Karu Carvalho, e o presidente do Garantido, Adson Buretama, uniram forças em prol da sustentabilidade durante o 56º Festival Folclórico de Parintins. O acordo assinado na última terça-feira (27) estabelece a destinação adequada dos isopores utilizados nas alegorias, combatendo o descarte irregular e promovendo a reciclagem por meio do programa Recicla, Galera.

Com o apoio do Governo do Amazonas e da Coca-Cola Brasil, o objetivo é tornar o festival dos bois Garantido e Caprichoso deste ano mais ecologicamente responsável. Um dos maiores desafios enfrentados é a destinação apropriada do isopor, que agora encontra solução através dessa iniciativa, em sua segunda edição.

Fabrícia Arruda, secretária-executiva-adjunta de gestão ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), destacou que o isopor é um dos resíduos mais gerados durante a festa, representando um desafio significativo para a reciclagem. O programa Recicla, Galera será responsável pelo transporte e destinação adequada do material, garantindo a sua reutilização.

O termo assinado estabelece que tanto os resíduos não utilizados na confecção das alegorias quanto os isopores limpos, sem resíduos de cola ou tinta, serão destinados corretamente pelos bois. Para facilitar o processo, serão doados 200 big bags, cada um com capacidade para armazenar 3 toneladas de isopor.

Os resíduos serão transportados para Manaus, onde uma empresa especializada realizará o processamento e a destinação final dos materiais para mercados nas regiões Sul e Sudeste do país, onde serão transformados em matéria-prima para novos produtos.

Além da destinação correta do isopor, os bois se comprometeram a engajar suas galeras na disputa de reciclagem no Bumbódromo. O bumbá da galera que mais destinar seus recicláveis ao Ecoponto da sua torcida será premiado com R$ 20 mil em ações sustentáveis e receberá o título de Campeão Sustentável do Festival 2023.

Com a adesão de estabelecimentos locais, a campanha conta agora com 36 ecopontos estrategicamente instalados em pontos turísticos, avenidas e espaços da cidade de Parintins. Esses locais facilitam a coleta e a destinação correta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival.

Todo o material triado será encaminhado ao espaço sustentável Recicla, Galera, que atua como centro de coleta, destinação e triagem dos resíduos gerados durante o evento. Ao final da ação, todo o material triado será destinado à Associação de Catadores de Parintins, fortalecendo a economia circular e o trabalho dos catadores locais.

Com esse acordo histórico e a conscientização das galeras, o Festival Folclórico de Parintins se consolida como um evento de cultura e sustentabilidade, colocando a Amazônia em destaque como exemplo de preservação ambiental e responsabilidade socioambiental.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7