Brasília Amapá |
Manaus

Escolas do Amazonas são alertadas pela Seduc sobre golpistas que ameaçam exigindo dinheiro via PIX

Compartilhe
Escolas do Amazonas são alertadas pela Seduc sobre golpistas que ameaçam exigindo dinheiro via PIX

Amazonas – A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) emitiu um importante alerta a todas as escolas do estado após identificar uma nova ameaça que coloca em risco a segurança das unidades de ensino. Golpistas estão se passando por líderes de facções criminosas e exigindo dinheiro via PIX para evitar ataques às escolas.

O aviso divulgado pela Seduc abrange tanto as instituições da rede pública quanto da rede privada, visando proteger toda a comunidade escolar e evitar possíveis prejuízos financeiros e ameaças à integridade das escolas.

Segundo informações da Seduc, os criminosos estão agindo principalmente por meio de ligações telefônicas. Durante os contatos, os golpistas se fazem passar por líderes de facções e fazem exigências de pagamentos utilizando o sistema de transferência instantânea PIX.

O Coordenador do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), o delegado Denis Pinho, alerta para o terrorismo psicológico utilizado pelos estelionatários para coagir suas vítimas. Os golpistas ameaçam as escolas com represálias, como invasões e ataques, caso não recebam os valores solicitados via PIX.

“Esse tipo de golpe, que inicialmente era direcionado a empresas privadas, migrou para atingir pessoas físicas e, agora, inovaram ligando para as escolas. Nossa melhor ação é atuar de forma preventiva nas escolas, em estreita colaboração com gestores, docentes, alunos e a comunidade escolar”, afirmou o delegado Pinho.

Para evitar cair nas armadilhas dos criminosos, o coordenador do Nise enfatiza que é fundamental manter a calma e não realizar transferências de valores. Ele orienta as pessoas a verificarem cuidadosamente todas as informações recebidas, não efetuarem nenhuma transação via PIX e comunicarem imediatamente à polícia e às autoridades por meio dos canais de denúncia disponíveis. Os números de contato para denúncias são: 190, 181 e o whatsapp: (92) 99414-0480 (canal de denúncias do Nise).

O Nise (Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar) foi instituído através da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE). O Núcleo tem como principal objetivo adotar medidas de segurança para prevenir e coibir ataques e crimes que possam ocorrer no ambiente escolar. Dentre as ações monitoradas, estão ameaças, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras atividades consideradas transgressões dentro das escolas, afetando estudantes, profissionais da educação e a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

A Seduc reforça a importância da comunidade escolar estar alerta e colaborar com as autoridades para evitar que esses golpes prejudiquem a integridade e a segurança das escolas, garantindo assim um ambiente de aprendizado seguro para todos os estudantes e profissionais da educação no Amazonas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7