Brasília Amapá |
Manaus

Em Parintins, Wilson Lima assina termo para reforma do PAC e anuncia núcleo do Pelci com mais de mil vagas

Compartilhe

Amazonas – O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (17/05), um termo para o início da reforma do Pronto Atendimento ao Cidadão de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que volta a ser administrado pelo Estado. Na ocasião também foi inaugurada a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas. O governador anunciou ainda a abertura de vagas em 10 cursos para o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e 1 mil para o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município.

“Sempre que tenho uma oportunidade, eu venho aqui para poder cumprimentar cada um de vocês, mas principalmente pra poder fazer entregas que mudam e que transformam a vida das pessoas. E a minha missão não é outra a não ser trazer cidadania para quem precisa”, disse Wilson Lima.

Estiveram nas agendas com o governador, a primeira-dama Taiana Lima; vereadores de Parintins, como Brena Dianná, Márcia Baranda, Massilon Cursino e Babá; os deputados estaduais João Luiz e Mário César Filho; e secretários de Estado.

Para o PAC, a determinação do governador é modernizar e ampliar o espaço com a inclusão de novos serviços, uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran Amazonas) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O governador reforçou ainda os atendimentos a pessoas idosas e pessoas com deficiência (PcD), em Parintins. Foram entregues 48 documentos de identificação para PcD, que garantem, entre outras coisas, prioridade em atendimentos e acesso a benefícios.

O Detran-AM também levou à Parintins a campanha internacional Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito. O Detran-AM realiza uma série de atividades educativas até o sábado (18/05), incluindo um pit stop em parceria com a Yamaha e ações de conscientização junto aos principais comerciantes da cidade.

Wilson Lima inaugurou, ainda, a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), junto à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), integra o Programa Saúde Amazonas.

O modelo será seguido nas demais calhas para descentralizar ações e atender conforme a realidade de cada região. A gerência possui três enfermeiros, um médico, dois servidores administrativos e dois profissionais da FVS-RCP.

Pelci

No Centro Cultural Bumbódromo, o governador Wilson Lima lançou o Pelci. Parintins se tornou o nono município do interior a receber o programa. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), vai beneficiar mais de mil crianças e adolescentes em 20 núcleos com diversas modalidades.

“Estamos lançando um projeto que temos em Manaus e outras cidades do Amazonas. O objetivo desse projeto não é só a brincadeira pela brincadeira, mas estamos trazendo uma oportunidade. A gente está trazendo todo o material para que vocês possam desenvolver esse esporte”, destacou Wilson Lima.

Além do anúncio, o governador entregou mais de 1,2 mil itens esportivos, incluindo 450 bolas, 50 placas de tatames, 50 kimonos e 700 uniformes.

Lançado em 2022, o programa fomenta o esporte de base para os públicos masculino e feminino, com idade entre 7 e 17 anos. O objetivo é de incentivar atletas na base até o profissional. Mais de 15 mil atletas no Amazonas já foram beneficiados, sendo o maior programa socioesportivo do Brasil.

“Esse evento do Pelci no Bumbódromo vai trazer mais facilidades para os treinos e também muita alegria, porque cada um vai ter seu equipamento no treino. Então, agradeço muito ao Governo”, comentou o atleta de vôlei, Zenivan Silva, 18.

Qualificação profissional

O governador também anunciou que o Cetam vai oferecer 10 cursos de Qualificação Profissional em Parintins, somando 405 vagas, com a oferta do curso de Inglês aplicado aos Serviços Turísticos para os Tricicleiros, Mototaxistas e Taxistas, atendendo a demandas dos vereadores Massilon Cursino e Brena Dianná, respectivamente.

Serão ofertados ainda cursos de Atendimento ao Cliente, Culinária Regional, Culinária: Café Regional, Agente de Informações Turísticas, Camareiro em Meios de Hospedagem, Condutor Cultural Local, Formatação de Roteiros Turísticos, Inglês aplicado aos Serviços Turísticos, Espanhol aplicado aos Serviços Turísticos e Recepção em Meios de Hospedagem.

As inscrições serão presenciais 20 e 21 de maio no Cetam Parintins localizado no PAC Parintins (Avenida Jonatas Pedrosa, 437 – Centro), no horário de 8h às 11:30h e 13h às 17h. Os cursos ocorrerão na Escola Estadual de Tempo Integral Glaucio Gonçalves – EETI, Associação de Moradores do Bairro Itauna Iiambi II E Pelotão Mirim.

Outras entregas

O governador Wilson Lima anunciou ainda a revitalização de duas unidades de ensino da rede estadual: as escolas estaduais de Caburi e de Suzana de Jesus Azedo. Sob gestão da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, os investimentos do Estado em ambas somam mais de R$ 1,2 milhão.

Com informações da Assessoria. 


Siga-nos no Google News Portal CM7