Manaus 32º
quarta-feira - 21 de setembro de 2022

Em Manaus, Seminário Internacional vai debater os impactos do 5G na educação e indústria

Compartilhe

Manaus – O Ministério das Comunicações (MCom) irá promover a terceira edição do Seminário 5G.BR, no dia 22 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM). Na ocasião, será discutido os benefícios da conectividade da quinta geração de internet móvel no Brasil, além de apresentar as perspectivas da evolução tecnológica na região Amazônica.

O evento será realizado a partir das 9h e contará com a presença de especialistas e autoridades como o Ministro das Comunicações, Fábio Faria e a previsão de participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Liderado pelo CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, a primeira parte do seminário, às 9h30, irá abordar os impactos do 5G na Educação.

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Sebastião Sahão Júnior, o membro do Conselho Diretor e presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, e Tomas Fuchs, sócio e um dos fundadores do Grupo Datora, já estão confirmados na discussão.

A segunda rodada de debates, por volta das 10h20, terá como tema “O 5G como acelerador da indústria 4.0”. O CEO da Nokia Brasil, Ailton Santos, Javier Lizarraga, da Samsung, o representante da Positivo, Edson Alvim Toffoli e Antônio Silva, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) participam do painel. O presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), General Algacir Polsin, será o responsável por conduzir a conversa.

Na sequência, liderados pelo CEO da FS Security, Alberto Leite, Hélcio Vieira Júnior, diretor de Produtos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), e o Comandante do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (Comando da Amazônia), Walace Paysan Gomes, debatem sobre a tecnologia como instrumento de proteção e desenvolvimento da nação. Para este painel, está prevista a participação do ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Às 12h10, será a vez da convidada especial e Keynote Speaker (porta-voz principal) do Seminário 5G.BR Manaus, a CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell. Ela conversará com o ministro Fábio Faria e com o ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel. O tema será a conectividade por satélite de baixa órbita e as vantagens deste serviço.

SEMINÁRIOS 5G.BR 

Manaus é a terceira capital a receber o seminário 5G.BR, promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom). São Paulo (SP) e Natal (RN) já realizaram o evento. Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) serão as próximas cidades a sediar a ação. Para mais informações, programação e inscrição, acesse a página especial sobre o evento: https://www.gov.br/mcom/pt-br/assuntos/seminarios-5g.br

*Com informações da assessoria*. 

Vitória Supermercados