Brasília Amapá |
Manaus

Eleições 2022: saiba como vai funcionar o transporte de eleitores amazonenses para votação

Compartilhe

Amazonas – A travessia de passageiros entre as margens do rio Curuçá, no quilômetro 12 da BR-319, onde uma ponte de responsabilidade do Departamento Nacional de Transporte e Infraestrutura (Dnit) desabou na última quarta-feira (28/09), estará assegurada no primeiro turno das Eleições Gerais 2022, neste domingo (02/10). A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (30/09), durante reunião do Comitê de Resposta Rápida, montado pelo Governo do Amazonas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para realizar ações de auxílio aos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes, afetados pelo acidente.

Durante a reunião, o colegiado, composto por representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), órgãos estaduais, Dnit, prefeituras municipais das cidades afetadas e Forças Armadas, também oficiou à Amazonas Energia para que a concessionária apresente o plano de contingência para garantir o abastecimento elétrico dos municípios durante o trabalho de montagem da ponte provisória, pelo Exército Brasileiro, para reestabelecer o fluxo de carros no local.

O presidente do Tribunal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Jorge Lins, esclareceu que haverá transporte gratuito para pessoas que precisarem atravessar de uma margem a outra, no dia da votação. As viagens serão realizadas em embarcações da Defesa Civil do Amazonas devidamente identificadas por uma autorização da Justiça Eleitoral, por meio de um banner “A Serviço da Justiça Eleitoral”, o que dará total lisura ao traslado emergencial.

“Ficou acertado que pessoas que forem acessar esse ponto terão o traslado de margem à margem. Essas embarcações terão uma faixa identificando que são autorizadas pelo Tribunal para realizar o transporte”, explicou, a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda.

Ceasa
No domingo, uma balsa estará operando com destino ao Careiro da Várzea para o transporte de veículos. O horário de funcionamento foi definido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

As lanchas rápidas, que já atuam também no Porto, estarão à disposição para operação do transporte privado de passageiros, atendendo às localidades naquele entorno.

Ponte Metálica
A ponte metálica que será montada pelo Exército, em parceria com o Dnit, deve ser instalada em aproximadamente 12 dias.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7