Manaus

Com matrículas abertas, EJA oferta mais de 48 mil vagas no Amazonas; confira

Compartilhe

Amazonas – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferta mais de 48 mil vagas para o ano letivo de 2023, no Amazonas. As matrículas podem ser feitas pela internet.

Presente em todo o Amazonas, a EJA oferece vagas em 65 escolas de Manaus e em 129 escolas nos 60 municípios do estado.

A modalidade de ensino recebe jovens a partir de 15 anos para completar o Ensino Fundamental e a partir de 18 anos para completar o Ensino Médio.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM), a diversidade de público acolhido pela EJA é a principal característica da modalidade ofertada nas unidades de ensino do Amazonas.

Pessoas com idade avançada, em relação ao tempo regular de formação, podem se matricular e concluir o Ensino Fundamental e Médio, por meio da EJA.

Jovens e adultos que desistiram da escola por diferentes motivos, sejam eles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, idosos, pessoas analfabetas, ribeirinhos, trabalhadores, donas de casa, adultos inseridos no sistema carcerário, indígenas e quilombolas, também podem ter acesso à modalidade de ensino.

“A EJA cria uma ponte de oportunidades, para quem precisa e gostaria de completar o ensino básico, bem como mudar de vida por meio da educação”, destacou a Seduc-AM.

Matrículas

As matrículas poderão ser realizadas via site www.matriculas.am.gov.br.

Nova EJA

Em 2021, a estrutura da EJA no Amazonas passou por reformulação. A partir de então, o ano letivo que durava 12 meses, agora, tem duração de um semestre (seis meses). Dessa forma o aluno consegue terminar o ensino fundamental, anos finais (6º, 7º 8º e 9º ano) em apenas dois anos. E o Ensino Médio, em três semestres (um ano e meio).