Manaus

Com estoque baixo, Hemoam convoca doadores de sangue do tipo O+

Compartilhe

Manaus – Nos últimos dias, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda no número de doadores que procuraram o hemocentro para doação de sangue, o que fez o estoque de O+ ficar crítico. O órgão convoca doadores para comparecerem à Fundação para doação.
O estoque de O+ está com apenas 10% do necessário para manter o nível regular. Nesta quarta-feira, o Hemoam tinha disponível apenas 10 bolsas de sangue O+, sendo necessárias 105 para manter o estoque seguro.
O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

 

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.