Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

‘Clima Bipolar’: Julho no Amazonas será de calor e chuvas acima da média em algumas regiões, aponta previsão; veja

Compartilhe
'Clima Bipolar': Julho no Amazonas será de calor e chuvas acima da média em algumas regiões, aponta previsão; veja

Amazonas – O mês de julho de 2025 deve ser menos chuvoso e menos frio do que junho, mas o Amazonas continuará com clima quente e registro de precipitações acima da média em algumas áreas. A informação é da Climatempo, que divulgou, nesta terça-feira (1º), a tendência climática para o mês em todo o país.

Segundo a previsão, enquanto a maior parte do Brasil terá tempo seco e tardes mais ensolaradas devido à atuação do sistema de alta pressão do Atlântico Sul, o Norte do país segue com condições típicas do período: tempo abafado e umidade elevada.

Para o estado do Amazonas, especialmente na região central e norte, incluindo áreas de floresta densa e rios importantes como o Negro e o Solimões, a expectativa é de chuvas ligeiramente acima da média histórica de julho. Esse comportamento se deve à intensificação de áreas de instabilidade e à influência da umidade amazônica, com destaque para o oeste do Acre, Roraima, litoral do Pará e do Amapá, que também apresentarão esse padrão.

Mesmo com os volumes de chuva um pouco mais elevados em algumas localidades, o Amazonas deve enfrentar um mês de temperaturas mais altas do que o normal. Com a menor influência de massas de ar polar e a presença do sol forte em diversos dias, as tardes serão marcadas por calor intenso, principalmente em municípios do interior e da calha do rio Madeira.

O fenômeno que reduz o contraste térmico nas águas do oceano na altura do sul da América do Sul também colabora para que as frentes frias fiquem mais concentradas no litoral e não avancem com força para o Norte, o que favorece a estabilidade do tempo no interior do Amazonas.

Apesar do conforto térmico ser bem-vindo para muitos, a tendência de elevação de temperaturas e aumento de chuvas pontuais pode agravar a situação de áreas ribeirinhas que já enfrentam níveis elevados dos rios. Com o solo ainda encharcado e o regime de cheia se estendendo, há risco de novos alagamentos em comunidades vulneráveis.

No geral, julho de 2025 será um mês quente para o estado do Amazonas, com sol predominante, chuvas irregulares e pancadas mais frequentes no norte e oeste. A recomendação para a população é reforçar os cuidados com a hidratação e, para quem vive em áreas de risco, atenção às atualizações da Defesa Civil sobre possíveis elevações dos níveis dos rios.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais