Manaus 32º
terça-feira - 22 de novembro de 2022

Castramóvel: mais de 10 mil cães e gatos já foram castrados no Amazonas ao longo do último ano

Compartilhe
Castramóvel: mais de 10 mil cães e gatos já foram castrados no Amazonas ao longo do último ano

Amazonas – Em pouco mais de um ano de funcionamento, as Unidades Móveis de Castração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) já realizaram mais de 10 mil castrações solidárias de cães e gatos, em todo o Amazonas. A ação faz parte da Política de Bem-Estar Animal e Fauna Doméstica, em execução pelo Governo do Estado desde 2020.

Por meio do Castramóvel, equipes da Sema realizam castrações sem custo aos tutores, na capital e no interior do Estado, desde outubro de 2021. De lá para cá, o Estado passou de uma para três unidades móveis em operação, com ações ocorrendo tanto de forma fixa na sede da Sema, como também de maneira itinerante, por bairros da capital e outros municípios.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, atingir o marco de 10 mil castrações era uma expectativa para o final de 2022. Entretanto, a meta foi ultrapassada ainda no dia 9 de novembro, com alcance em 18 bairros da capital e 12 municípios do interior. Para ele, o caráter itinerante da ação foi determinante para o alcance antecipado dos resultados.

“O castramóvel representa muito para a causa animal do Estado do Amazonas e isso é algo que fica evidente a cada nova meta alcançada. Essa é uma gestão que vê o meio ambiente de maneira holística, levando em consideração as pessoas e, também, os animais que estão inseridos nesse contexto”, disse o secretário.

“Políticas de Bem-estar Animal como esta dão mais qualidade de vida aos animais, evitam o abandono, impedem que esses animais sejam fatores de zoonoses e, quanto ao interior do Estado, impede que se insiram em áreas de floresta e interfiram na fauna silvestre, mantendo um equilíbrio, que vai desde a saúde pública até o meio ambiente”, pontuou.

Agendamentos

Os agendamentos para castrações são realizados de duas formas: on-line ou presencial – quando anunciado, a depender do local da ação.

De modo geral, tutores interessados em realizar a castração de seus pets podem entrar em contato com a equipe pelo WhatsApp do “Disque Castração”, (92) 98602-4456, para agendar o procedimento.

Para ações itinerantes, o agendamento geralmente ocorre de forma presencial, em data e local divulgados previamente nas redes sociais da Sema Amazonas.



Vitória Supermercados