Brasília Amapá |
Manaus

Casos de Covid explodem no Amazonas e pessoas voltam a ficar internadas

Compartilhe
Casos de Covid explodem no Amazonas e pessoas voltam a ficar internadas

Amazonas – O Estado do Amazonas enfrenta uma situação preocupante com uma explosão de novos casos confirmados de Covid-19 nas primeiras semanas de janeiro de 2024, de acordo com os últimos boletins semanais divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

De acordo com os três boletins epidemiológicos divulgados em Janeiro de 2024, o Amazonas já contabiliza 1228 novos casos de Covid-19 apenas no início desse ano. De acordo com os dados da FVS-RCP, é um aumento explosivo de mais de 413% em relação ao mês de dezembro de 2023, que registrou somente 239 casos da doença. Além disso, se em dezembro de 2023 não houve nenhuma internação por conta da Covid-19, agora em 2024 já há 11 casos registrados, sendo 10 deles em leito clínico e uma internação em UTI.

De acordo com Lilian Furtado, da Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT) da FVS-RCP, o período chuvoso que estenderá até junho, contribui significativamente para o aumento da circulação de vírus respiratórios, incluindo o causador da Covid-19. Durante o inverno amazônico, ela destaca a importância de medidas preventivas, tais como a etiqueta respiratória, a higienização das mãos e, sobretudo, a vacinação.

“A prevenção envolve a etiqueta respiratória, cobrindo boca e nariz ao tossir, a higienização das mãos com álcool 70%, a manutenção de ambientes ventilados, e os pacientes sintomáticos devem utilizar máscaras. Além disso, não podemos esquecer da vacinação, que é a principal via de prevenção da Covid-19”, orientou Furtado.

Diante do aumento expressivo de casos, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas emitiu uma nota técnica reforçando a importância das medidas preventivas e de controle contra a Covid-19, fornecendo orientações específicas para os profissionais de saúde diante da atual situação epidemiológica.

No que diz respeito à vacinação, dados parciais do Programa Nacional de Imunizações revelam que 9.754.957 doses foram aplicadas no estado até o dia 10 de janeiro. A cobertura vacinal atinge 72,9% da população contemplada. Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, enfatiza a importância da vacinação e reforça as práticas essenciais para a redução da transmissão do vírus. A meta do Programa Nacional de Imunizações é atingir 90% de cobertura vacinal na população com 6 meses de idade ou mais.

Veja dados:

Confira os Boletins Semanais da FVS-RCP na íntegra:

2024

Card_Covid_SE503_2024_1

Card_Covid_SE502_2024

Painel_covid_SE01

2023

Painel_Covid-19_2712_23

Painel_covid_SE50

Painel_COVID_SE49_2

Painel_covid__SE48

 

Contato

Diante o aumento repentino de casos, o portal  e TV CM7 Brasil entrou em contato solicitando um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM) sobre quais medidas estão sendo tomadas para prevenir que casos da doença continuem crescendo exponencialmente, o que poderia resultar em uma superlotação nos hospitais da região e um novo pesadelo na saúde pública do Estado.  Até o momento, no entanto, não obteve retorno. O espaço se mantém aberto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7