Brasília Amapá |
Manaus

Bomba: vazam prints que revelam que o Boi Garantido estaria tendo possivel favorecimento com os jurados

Compartilhe

Amazonas – Prints e mensagens circulam nas redes sociais, revelando nomes e números de telefone de dez pessoas, incluindo um representante da prefeitura responsável pelo júri do Festival de Parintins 2024.

O vazamento teria sido realizado por um jurado próximo à comissionária Dassuen Nogueira, filha de Wilson Nogueira, membro da Comissão de Artes do Boi Garantido. O objetivo era abastecer o bumbá vermelho de informações estratégicas e preliminares sobre os julgadores, dando ampla vantagem competitiva, mas esse segredo do coração acabou parando em muitas mão e não se manteve. Pessoas relacionadas ao próprio boi vermelho começaram a repassar e vazar toda a estratégia rubra.

Segundo uma das fontes, dias antes da informação sair do controle, Dassuem fazia questão de falar nos recônditos da ilha que ela tinha um jurado fechado com ela, que já sabia de todos os nomes e que o Garantido teria outros jurados fechados, sem qualquer cerimônia, dava nome aos bois: Gabriel (Bonfim), Sérgio (Torrente), responsáveis por atribuir notas máximas ao bumbá vermelho.

A fonte revelou que os jurados escolhidos informaram terem recebido uma enorme pressão da organização para que nenhuma informação fosse vazada para que todos permanecessem em total sigilo. No entanto, ainda assim, os jurados indicados para o vermelho não hesitaram e prontamente compartilharam nomes e números de telefones de todos os jurados do grupo criado.

Dassuem, que não se desligou de fato da Comissão de Artes, também estaria responsável junto a outros colegas, por enviar matérias, vídeos e até a elaborar justificativas e sugestões de notas, contabilizando como certa a vitória de seu boi. Porém, foi apurado que um dos indicados teria deixado suas redes sociais abertas e, por isso, teria caído na “malha fina” da organização, resultando na imediata eliminação.

Prints que viram a público revelam encontros ocorridos na cidade de Florianópolis (SC), onde Nogueira é estudante na Universidade Federal de Santa Catarina e de onde viriam três jurados. Um desses prints teria sido enviado pelo jurado eliminado diretamente à Dassuem, ao dar a notícia de sua eliminação precoce.

 

 

Ameaças e desistências

Ainda segundo fontes, o estopim para se desgarrarem de vez foi uma atitude “muito suja” que ambas afirmam não concordarem “de jeito maneira” e revelaram: “Quando o pessoal terminou a pesquisa dos nomes, pegaram uns que eram arriscados para o garrote e passaram para outro pessoal que tá ajudando nos bastidores, um pessoal de 2019, e eles resolveram do nada enviar mensagens para o WhatsApp dos jurados que tinham um perfil estranho ao que vamos apresentar. Sobretudo os ligados ao movimento negro, por conta daqueles versos do JP”. Elas continuaram dizendo que as mensagens enviadas foram em tom de ameaça, mas pasmem, embora feita por essa outra equipe do Garantido, eles enviaram se passando por pessoas do Caprichoso.

“Eles queriam mesmo era a desistência, para dar chance de entrarem outros jurados nossos, ou pelo menos que sentissem a pressão e já chegassem em Parintins com raiva do Caprichoso”, disse.

Segundo informado, como efeito imediato, uma das juradas Mônica (Dantas) teria de fato desistido e que outros dois jurados (Ferrão e Carol) também tinham grandes chances de desistir ou de se converterem ao Garantido.

Uma das informantes, que insistiu em não ser revelada por medo dessa outra equipe, afirmou que tão logo a organização da prefeitura substituiu os jurados eliminados e os ameaçados, que os nomes dos novos jurados foram imediatamente informados para a Comissão de Artes. Perguntamos das fontes como esses novos nomes teriam vazado se o jurado infiltrado já tinha sido eliminado, elas responderam que ainda têm nomes fiéis no júri.

A fonte não soube informar se a organização dos jurados teria conhecimento das ameaças, mas que certamente não saberia dos vazamentos, já que o grupo dos jurados continuou ativo e com os novos jurados sendo adicionados normalmente, mas advertiu: “mesmo que o grupo caísse, a gente conseguiria os nomes dos novatos quanto tirassem as passagens deles”, e concluiu: “o ruim foi só aquele pessoal p… louca ter os números dos jurados, o tiro pode sair pela culatra”.

Após toda a polêmica vir à tona, Dassuem Nogueira excluiu as redes sociais.


Siga-nos no Google News Portal CM7