Após temporal município declara estado de emergência no AM
Manaus – O município de Juruá à 673 km, no interior do Amazonas, decretou situação de emergência após ter sido atingido por forte temporal na última sexta-feira (8). Mais de 100 casas foram destelhadas e grande parte do município ficou sem energia. O decreto foi assinado pelo prefeito José Maria Rocha Junior e foi publicado no Diário Oficial dos Municípios nessa última terça-feira (12).
Além dos destelhamentos, houve danos a prédios públicos, queda de árvores e várias pessoas ficaram feridas.
Em nota a Prefeitura de Juruá, informou que a tempestade durou alguns minutos, porém, os ventos chegaram a cerca de 100km/h. Por conta disso, a ventania arrancou o telhado de casas, comércios, derrubou árvores e atingiu várias escolas na zona rural. Grande parte da cidade ficou sem luz elétrica e aproximadamente 80 casas foram atingidas.
Segundo a Amazonas Energia, as fortes rajadas de ventos causaram danos na rede de distribuição do município. “Vegetação e objetos foram lançados na direção dos cabos, prejudicando a distribuição de energia”.
A situação de emergência no município deve durar 180 dias. A medida foi adotada para gerar uma força tarefa e recursos para ajudar a população afetada pelo desastre natural.