Manaus 32º
segunda-feira - 8 de agosto de 2022

Adolescente de 13 anos explorada sexualmente por tripulante de balsa é resgatada em Maraã

Compartilhe

Amazonas – Uma adolescente de 13 anos em situação de exploração sexual, foi resgatada no último sábado (06), nas proximidades do município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), durante uma fiscalização de rotina realizada por agentes que atuam na operação Fronteira Mais Segura/Hórus, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), através do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F).

Durante a apuração dos policiais no local, foi constatado que a adolescente era explorada sexualmente por um tripulante, que foi identificado e preso em flagrante no local. Os agentes também apreenderam a embarcação que estava transportando seixo ilegalmente.

De acordo com o relatório policial, durante patrulhamento fluvial pelo rio Japurá, por meio da Base Tiradentes, os agentes realizaram uma fiscalização a uma embarcação, tipo empurrador, com três balsas de seixo. Os agentes pediram a Licença de Operação da Origem da Extração, documento obrigatório que não foi apresentado pelo comandante da embarcação. O seixo ilegal foi apreendido, causando um prejuízo ao crime foi estimado em mais de R$ 3,4 milhões.

O comandante da embarcação e o tripulante foram levados para a 60ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP). A adolescente foi levada para o Conselho Tutelar de Maraã.

Operação Fronteira Mais Segura/Hórus

Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fortaleceu a atuação integrada com outros órgãos de Segurança Pública para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país.

A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública do Amazonas e atua nas fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, localizada no município de Coari, e na cidade Tabatinga, que faz fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.

Vitória Supermercados