ABRABP emite nota de repúdio contra Roosevelt Pinheiro e reforça compromisso ético jornalístico; confira
Amazonas – A Associação Brasileira de Blogs e Portais (ABRABP) repudiou veemente nesta sexta-feira (19) à atitude condenável do influenciador digital Roosevelt Pinheiro, conhecido como “Repórter de Milhões”. A denúncia de suposta cobrança para realizar uma matéria sobre as vítimas do incêndio ocorrido no bairro Praça 14, em 12 de janeiro, chocou a comunidade jornalística e vai de encontro aos princípios éticos e profissionais dos blogs e portais do estado do Amazonas.
A imprensa desempenha um papel crucial ao levar informações à população e ser a voz dos que necessitam, mas tentativas de explorar pessoas em situação de vulnerabilidade social são repugnantes e imorais.
Em nota, ABRABP afirma que não compactua com métodos profissionais que violam a ética, a moralidade e a legalidade do trabalho jornalístico. Além disso, destaca que mais de 80 proprietários de blogs, sites e portais solidarizam-se com as famílias afetadas pelo incêndio, colocando seus veículos de comunicação à disposição para cobrir de maneira ética e respeitosa os desdobramentos da tragédia.
A ABRABP também esclareceu que Roosevelt Pinheiro não é associado e nem faz parte da diretoria da associação. A entidade finalizou reafirmando seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito aos valores jornalísticos, destacando que continuará trabalhando para promover uma imprensa comprometida com a informação de qualidade e a defesa dos interesses da sociedade.
Confira a nota na íntegra: